DÚVIDAS FREQUENTES

Está com uma dúvida sobre oftalmologia?

Aproveite este espaço que criamos para você. Aqui você pode consultar as dúvidas de outras pessoas que também possa ser sua.

  • Por que dilatar a pupila na hora da consulta?

    Com a dilatação da pupila é possível avaliar as condições do nervo óptico e da retina, o que possibilita diagnósticos precoces. Por isso é recomendado que o paciente leve um acompanhante a consulta, pois a visão pode ficar turva de 3 à 4 horas após a dilatação.

  • Quais os sintomas do glaucoma?

    O glaucoma pode ou não ter sintomas distintos. Uma complicação quase inevitável do glaucoma é a perda visual, geralmente periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tunelada”. Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado. Dor nos olhos, olhos avermelhados, sensibilidade exagerada à luz e dores de cabeça também fazem parte dos sintomas de glaucoma, mas muitas vezes, não há sintomas e o diagnóstico é feito em uma consulta de rotina.

  • O que é o Hordéolo ou Terçol?

    É um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras causado pela inflamação dos folículos ciliares. Já o hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas que existem na intimidade das pálpebras (chamadas glândulas Meibomianas), e que são responsáveis pelo conteúdo lipídico do filme lacrimal, tornando-o mais resistente ao ressecamento; quando tornam-se obstruídas, formam o calázio, que ao ser infectado chama-se hordéolo interno.

  • O que é a degeneração macular?

    Degeneração macular é uma alteração da parte mais central do fundo do olho, que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina. Torna difícil ou impossível de ler ou reconhecer rostos, embora permaneça visão periférica suficiente para permitir outras atividades da vida diária. Deve ser acompanhada periodicamente por meio de exames de tomografia de coerência óptica para diferenciação dos tipos (seca e úmida) bem como para decisão do tratamento (laser ou injeções dentro dos olhos). Vitaminas antioxidantes, proteção contra os raios UVA e UVB e dieta rica em vitamina C também são recomendados.

  • Qual a diferença de miopia e hipermetropia?

    As pessoas consideradas míopes possuem globos oculares mais longos, enquanto as que tem hipermetropia são dotadas de globos oculares mais curtos. Os míopes tem mais dificuldade de enxergar de longe e os hipermetropes de perto.

  • Como é feito o tratamento do estrabismo?

    O estrabismo é corrigido com óculos, tampão ocular ou cirurgia. Esses procedimentos são realizados pelo médico oftalmologista. Na criança, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, menor o dano visual. Opera-se o estrabismo que não é corrigido com óculos. O estrabismo que se corrige com óculos é chamado de acomodativo e está relacionado, em geral, à necessidade de correção do grau de hipermetropia.

  • Como é feita a correção da Presbiopia?

    A correção da presbiopia é realizada com o uso de lentes corretoras multifocais, bifocais ou pelo uso de óculos para leitura. Pode ser amenizada através de cirurgia a laser ou com cirurgia de implante de lente intra-ocular.

  • O que é esclerite e quais seus sintomas?

    A esclerite é o processo inflamatório da esclera (a parte branca do olho).

    Seus principais sintomas são:
    • Vermelhidão da esclera e da conjuntiva, às vezes mudando para um tom de roxo
    • Dor ocular severa
    • Aumento na sensibilidade à luz e nas lágrimas
    • Perda de visão

    Sua causa pode estar relacionada às doenças reumáticas ou pode ter relação com outras doenças sistêmicas , por esta razão, geralmente há uma investigação com exames de sangue e radiológicos.

  • Um bebê pode ver todas as cores?

    A percepção das cores ocorre de forma gradual. Ou seja, ao nascerem, os bebês são essencialmente daltônicos. A habilidade de distinguir as cores surge geralmente por volta dos 5 meses de idade.

  • O que é hipermetropia?

    Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.

  • O que causa a Presbiopia?

    A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda de elasticidade de sua cápsula, o que leva a que os músculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato, causando falta de focalização para as imagens de perto. Este processo é progressivo, e piora com o aumento da idade, mas normalmente se estabiliza ao redor dos 60 anos.

  • Qual é o preço da Cirurgia a Laser?

    Pessoas de todos os níveis de renda podem fazer a cirurgia. Além do preço menor, atualmente é possível parcelar o pagamento ou pagar através de cartão de crédito. Todo o custo da cirurgia pode ser reembolsado através de restituição na sua declaração de imposto de renda. Além disso, alguns convênios cobrem parcialmente ou mesmo integralmente os custos da cirurgia. Faça o cálculo de quanto será gasto em óculos ou lentes de contato nos próximos anos, e você verá que o preço da Cirurgia a Laser, em médio prazo, é menor do que o preço gasto em óculos ou lentes.

  • Quando ocorre a hipermetropia?

    A hipermetropia ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto. A maioria das crianças apresenta hipermetropia, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, contudo, têm um maior poder de acomodação do que os adultos, e suportam graus muito mais elevados de hipermetropia.

  • Quais as causas da Miopia?

    Pesquisas recentes, em humanos e animais, revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia. As causas apontadas são ambientais e raramente de origem genética. Um estudo australiano sugere que tempo que se passa ao ar livre é um fator determinante na incidência da miopia. Segundo este estudo, duas a três horas ao ar livre seria o suficiente para prevenir a miopia. Também há evidencias que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina que inibe o alongamento da esfera ocular.

  • Quais as causas do pterígio?

    Ainda não se sabe exatamente as causas do pterígio. Sabe-se que ocorre mais frequentemente quando há exposição aumentada à radiação ultravioleta.

  • O Terçol é algo grave?

    Os hordéolos não apresentam nenhuma gravidade especial, mas geralmente são muito dolorosos e duram cerca de 7 a 10 dias, se externos, ou várias semanas, se internos.

  • O que é Presbiopia?

    Presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o enrijecimento dos músculos ciliares, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.

  • O que é a heterocromia?

    Existem pessoas e animais que nascem com um olho de cada cor, esse fenômeno se chama heterocromia.

  • O que é úlcera de córnea?

    Úlcera de córnea é a situação patológica onde há uma erosão na córnea, causada por uma infecção por bactérias, protozoários, fungos ou vírus, ou esta infecção posteriormente a ação de uma substância química, produzindo uma área da córnea sem epitélio, sua camada mais externa de cobertura.

  • Porque minha visão escureceu quando levantei rápido?

    Segundo especialistas, o que acontece não é um problema ocular, é uma alteração no fluxo sanguíneo que pode causar um escurecimento momentâneo da visão.

  • Como é feito o tratamento de um glaucoma?

    Diminuir a pressão intra-ocular elevada é o principal objetivo do tratamento. A pressão intra-ocular pode ser diminuída com medicamentos (colírios), laser ou cirurgia. Caso a pressão não diminua com medicamentos, uma cirurgia poderá ser indicada, tanto a laser (trabeculoplastia) quanto a tradicional (trabeculectomia) ou até mesmo o implante de uma vávula artificial para facilitar o escoamento do humor aquoso (líquido que circula dentro do olho e que pode ser o responsável pelo aumento da pressão). Atualmente existem stents, pequenos dispositivos que facilitam o escoamento de humor aquoso, minimizando as complicações que ocorriam com a cirurgia convencional de glaucoma.

  • O que é presbiopia ou vista cansada?

    A vista cansada ou presbiopia é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos. A vista cansada acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para o ajuste do foco. Desta maneira, pessoas que nunca usaram óculos passam a necessitá-los para leitura e pessoas que já os utilizavam, muitas vezes, necessitam de óculos multifocais.

  • Quais os sintomas da hipermetropia?

    O Hipermétrope geralmente tem boa visão ao longe, pois o seu grau, se não for muito elevado, é corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, processo designado de acomodação. No entanto, na tentativa de focalizar a imagem para perto, o cristalino além de corrigir o grau de longe, ainda tem que aumentar mais 3 graus, para focalizar a imagem a 33 centímetros dos olhos, o que faz com que o mesmo ou não consiga focalizar a imagem ou sinta desconforto visual, geralmente referido como cansaço, ou dor de cabeça.

  • Como é feito o tratamento da conjuntivite?

    O médico oftalmologista prescreverá colírios antibióticos, lubrificantes, anti-alérgicos e anti-inflamatórios, conforme a causa e sintomas. Compressas com gaze e água filtrada ou mineral, ou ainda soro fisiológico, para limpar as casquinhas que se formam em volta do olho. Água boricada não é mais indicada pelos médicos para esse tipo de tratamento.

  • Quantas vezes é possível piscar em um segundo?

    O músculo que nos faz piscar é o mais rápido do corpo humano. Uma piscada dura entre 100 e 150 milissegundos e é possível piscar 5 vezes em um segundo.

  • Como é feita a correção da Miopia?

    A correção da miopia poderá ser efetuada pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás ou através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas: cirurgia a laser (lasik, PRK) ou com cirurgia de implante de lente intra-ocular.

  • O que é a endoftalmite?

    Endoftalmite é uma grave inflamação no globo ocular, geralmente de origem infecciosa. Ocorre em pacientes imunodeprimidos (HIV positivos, diabéticos, doentes crônicos) ou também como consequência de um traumatismo ou intervenção cirúrgica sobre o olho que produz uma via de entrada pela qual penetram micro organismos para o interior do globo ocular. Pode evoluir e deixar sequelas visuais irreversíveis.

  • O que é estrabismo?

    O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas podem ser também divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). O estrabismo comumente se torna mais evidente a partir dos 2 anos e assim que notado, deve ser avaliado para que a melhor conduta seja tomada, evitando-se profundas perdas visuais por falta de estímulo (ambliopia).

  • O que é pterígio?

    O pterígio é uma massa fibrovascular da conjuntiva de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afetar a visão. Pode ser tratado através de remoção cirúrgica.

  • Quais os sintomas do descolamento de retina?

    Sintomas como flashes de luz, manchas escuras e perda parcial de visão são típicos de doenças que afetam a retina, particularmente quando há descolamento de alguma parte ou camada da retina. As manchas escuras são conhecidas como moscas volantes e devem ser analisadas por meio do exame de mapeamento de retina. Exames mais complexos como tomografia de coerência óptica (OCT) e ultrassonografia podem ser solicitados para elucidação de casos mais graves.

  • Diabete pode causar cegueira?

    Sim, a chamada de retinopatia diabética, é a lesão à retina causada pelas complicações do diabetes mellitus. É causa importante de cegueira.

  • Porque meus olhos estão coçando?

    Mantenha o ambiente livre de poeiras, arejado e limpe o filtro do ar condicionado. Caso os sintomas persistam, procure um especialista.

  • Faz mal usar óculos de outra pessoa?

    O óculos é um utensílio individual, receitado pelo médico nas medidas, necessidades e limitações de cada paciente. Usar óculos de outra pessoa pode causar tontura, dor de cabeça, lacrimejamento.

  • O que causa úlcera de córnea?

    As ulceras causadas por bactérias são as mais comuns, sendo neste caso, podendo ser associadas ao uso de lentes de contato, sejam ela rígidas ou gelatinosas. Quando a lesão inicial foi causada por plantas, existe a possibilidade de ser causada por fungos. É de se observar que existem casos registrados de lesões causadas por sementes em que houve a brotação da planta.

  • Do que é feita a lágrima?

    As lágrimas são secreções que limpam e lubrificam os olhos, através da lacrimação, que é a produção das lágrimas, e são formadas por água, sais minerais, proteínas e gordura.

  • O que é ceratocone?

    Ceratocone é uma doença não-inflamatória progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico. Este fenômeno de protrusão da área corneana afinada é chamado de ectasia (distensão) corneana.

    Visão borrada, imagens fantasmas, sensibilidade à luz e presença de halos noturnos são os principais sintomas relatados pelos pacientes. Trata-se da distrofia mais comum da córnea, afetando 1 pessoa em cada 2.000, parecendo ocorrer em populações em todo o mundo, embora alguns grupos étnicos apresentam uma prevalência maior que outros. Costuma aparecer na adolescência e progredir até os 30-45 anos de vida, quando então estabiliza-se.

    Está muito relacionado às pessoas que têm hábitos frequentes de coçar os olhos. O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista por meio de exames de imagem (topografia e tomografia de córnea ) e também pela análise clínica do reflexo da luz na córnea.

  • A cirurgia refrativa é dolorida?

    São utilizadas apenas gotas de colírio anestésico, que são eficientes para eliminar a dor no ato operatório.

  • Cirurgia refrativa tem idade mínima?

    A cirurgia refrativa é indicada para qualquer idade, a partir dos 18 anos. Após os 40 anos soma-se ao grau de longe o grau de perto e deve-se considerar a possibilidade do uso de óculos para leitura ou trabalhos de perto.

  • Como é transmitida a conjuntivite?

    A conjuntivite infecciosa é transmitida, mais frequentemente, por vírus, fungos ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá, nesse caso, pelo contato . Assim, uso de objetos contaminados (toalhas), contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina são formas de se contrair a conjuntivite infecciosa.

  • O que é Retinopatia hipertensiva?

    Retinopatia hipertensiva é a lesão à retina causada pela pressão sanguínea aumentada (hipertensão).

  • Todos podem fazer a cirurgia refrativa?

    Em primeiro lugar o candidato deve estar estimulado a realizar a cirurgia com expectativas reais quanto à eliminação dos seus óculos ou lentes de contato, o que será discutido no decorrer da avaliação pré-operatória. As características físicas do seu olho serão avaliadas para saber se sua córnea permite a aplicação do laser.

  • O que é normal sentir após a Cirurgia a Laser?

    Um pequeno desconforto ou sensação de olho seco pode ocorrer, e é facilmente aliviada com uso de colírios. Quase todos os pacientes têm fotofobia (sensibilidade à luz) somente no dia da cirurgia. As luzes à noite podem apresentar um brilho exacerbado (ofuscamento) durante alguns dias ou, eventualmente, algumas semanas. É raro que estes sintomas persistam por mais de alguns meses, ou seja, na grande maioria dos pacientes, estes sintomas aparecem no dia da cirurgia e depois desaparecem progressivamente.

  • Como é feito o tratamento da ceratocone?

    O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados (óculos, lentes de contato, cirurgias) e principalmente preservar a saúde da córnea. Atualmente há uma tendência de se usar cada vez mais precocemente um tratamento a laser associado à Riboflavina (Crosslinking) para evitar a progressão e estabilizar a patologia. Este tratamento tem sido de grande valia para evitar a última alternativa terapêutica, que é o transplante corneano. O crosslinking da córnea e os implantes de anel estromal são amplamente utilizados e garantem ao paciente uma melhor qualidade de vida e satisfação com a performance visual.

  • Quais os sintomas de pterígio?

    Os principais sinais e sintomas são olho vermelho, fotofobia e irritação.

  • A cirurgia a Laser tem riscos?

    A Cirurgia a Laser, quando realizada sob condições ideais, apresenta mínimos riscos de complicações em relação aos benefícios que pode proporcionar. Como em todo procedimento cirúrgico, os riscos existem. A complicação mais freqüente que pode ocorrer é haver resíduo do grau tratado, ou seja, a hiper ou a hipo correção. Na maioria das vezes é possível o retratamento dos pequenos graus residuais após alguns meses, caso seja necessário. ?Enfim, a maioria das complicações que ocorrem pode ser tratada e resolvida e não resulta em interferência na visão.

  • O que é Uveíte?

    A uveíte é uma doença nos olhos, decorrente de uma inflamação da úvea, que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide. As uveítes podem ser de causa infecciosa (bactérias, fungos, vírus e protozoários), autoimune ou idiopática (causa desconhecida). O tratamento das uveítes se faz, na maioria dos casos, através de medicação (oral e colírios). É comum o uso de corticóide, antibiótico e, em determinados casos, imunossupressores.

  • Terçol é contagioso?

    Ao contrário da crença popular, os hordéolos não são contagiosos; isto é, não é possível passar terçol de um olho para o outro. É possível o contágio pela bactéria, assim como qualquer bactéria, mas a ocorrência do hordéolo em si não é contagiosa.

  • O que é catarata?

    A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, (lente natural do olho). Pode ser desencadeada por vários fatores, como envelhecimento, traumatismo, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos e algumas doenças sistêmicas. Seu principal sintoma é o embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou visão subnormal. Algumas pessoas referem sensibilidade à luz e perda de contraste.

  • Quanto tempo após a cirurgia a laser pode-se voltar às atividades normais?

    Pacientes sentem-se aptos a exercer atividades normais no dia seguinte à cirurgia na grande maioria dos casos. Os primeiros 2 a 3 dias após a cirurgia são os que necessitam mais atenção. Pode-se assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia. Atividades físicas sem contato, por exemplo, academias, podem ser iniciadas no dia seguinte à cirurgia.

  • O que é a Triquíase?

    A triquíase consiste no desvio do crescimento dos cílios para dentro, ou seja, em direção ao globo ocular. Pode ser congénito ou adquirido. A consequência mais comum é a irritação permanente da conjuntiva bulbar e da córnea, podendo resultar em conjuntivite ou ceratite.

  • Quais exames necessários para realizar a cirurgia refrativa?

    Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal, serão realizados alguns exames complementares: Topografia e tomografia de córnea, paquimetria, microscopia e mapeamento de retina. Estes são exames específicos para afastar a possibilidade de haver alterações e/ou degenerações oculares que contra-indiquem a cirurgia.

  • O que é a Miopia?

    Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

  • É impossível espirrar de olhos abertos?

    No momento do espirro, o corpo reage gerando uma série de impulsos motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço, fechamos os olhos.

  • Como é feito o tratamento da hipermetropia?

    Para este problema utilizam-se lentes convergentes ou convexas, que têm a função de convergir a luz para a retina, onde se vai formar a imagem.: A hipermetropia pode ser corrigida também com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista

    Uma alternativa de correção do problema, restrita, geralmente, a maiores de 21 anos, é a cirurgia refrativa realizada com Excimer Laser ou Lasik.

  • Se usar óculos o tempo todo, ficarei mais dependente deles?

    Com a prescrição correta, você irá enxergar mais claramente enquanto estiver utilizando seus óculos.

  • Como é feito o tratamento do Terçol?

    O Terçol, tanto interno quanto externo, drenam ou involuem espontaneamente em uma a três semanas em geral; porém, podem ser curado mais rapidamente com a aplicação de compressas embebidas em água morna, 4 vezes ao dia, por 15 minutos cada. Se não evoluir para a cura em cerca de duas semanas, o paciente deverá procurar um oftalmologista para realizar a excisão cirúrgica. Não existe evidência na literatura médica que haja qualquer benefício na aplicação de pomadas com antibióticos e/ou corticóides.

    Nunca devem ser utilizadas lentes de contato durante o tratamento de um hordéolo. A maquiagem dos olhos também não é recomendada. Também é importante evitar o contato das mãos com o hordéolo.

  • Quais os sintomas do Terçol?

    Os primeiros sinais são rigidez, dor e vermelhidão na área afetada. Os sintomas tardios incluem sensibilidade à luz, coceira, inchaço, lacrimejamento e desconforto ao piscar.

  • O que é glaucoma?

    O glaucoma constitui a segunda maior causa de cegueira do mundo, ficando atrás somente da catarata, segundo a Organização Mundial da Saúde. Logo, considerando a catarata uma doença com causa reversível de cegueira, provavelmente o glaucoma seria a principal causa de cegueira irreversível.

    Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Os indivíduos negros apresentam maior prevalência e incidência de glaucoma. Também apresentam maior gravidade e maior refratariedade ao tratamento. A incidência de glaucoma aumenta com o envelhecimento, principalmente acima dos 40 anos de idade. Idades mais avançadas também são associadas à maior gravidade do glaucoma. O histórico familiar também é considerado um fator de risco importante: parentes de primeiro grau apresentam risco de até seis vezes maior de desenvolverem glaucoma.

    Por ser uma doença devastadora para a visão, todos os cuidados são necessários para melhor detectar esta enfermidade insidiosa e o culta para a maioria dos pacientes. O diagnóstico precoce ainda é a etapa mais importante no manejo do glaucoma. Somente a partir da sua detecção rápida ,podem ser iniciadas medidas preventivas para impedir a cegueira. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.

  • O que é conjuntivite?

    A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode afetar somente um ou ambos os olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas, quando o tratamento é bem, conduzido. Podem ser ocasionadas por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, edematoso, com ardência, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção. A doença é relacionada aos hábitos de higiene, fatores individuais como imunidade e também a grandes surtos.

  • Como é feita a prevenção do pterígio?

    A proteção dos olhos contra a luz ultravioleta excessiva através de óculos solares apropriados, evitando condições ambientais secas e empoeiradas, e a aplicação de lágrimas artificiais são medidas que podem ser úteis para prevenir a ocorrência do pterígio.

  • Como é realizada a cirurgia a laser?

    A cirurgia a laser é realizada sob anestesia tópica (colírio) e leva em média 15 minutos por olho. Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após o procedimento.

  • O que é cirurgia refrativa?

    A cirurgia refrativa é o procedimento que tem como objetivo corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) para reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato.

  • Como é feito o tratamento da catarata?

    A cirurgia é o tratamento mais eficaz, realizada com aparelhos que atuam por ultrassom, fragmentando e aspirando o cristalino simultaneamente. Esta técnica (facoemulsificação) utiliza cortes mínimos na córnea, diminuindo a chance de haver graus residuais de astigmatismo no pós operatório. Durante o ato operatório, é implantada uma lente artificial pré calculada, de acordo com a anatomia e funcionalidade do olho a ser operado. Esta lente pode reduzir significativamente a dependência dos óculos, gerando uma grande satisfação nos pacientes já nos primeiros dias de pós operatório.

  • Quais as medida de prevenção para a conjuntivite?
    • Lavar as mãos frequentemente e, se possível, usar álcool gel;
    • As mãos não devem entrar em contato com locais sujos e depois em contato com os olhos;
    • Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes e praias;
    • Lavar com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogénicos;
    • Não coçar os olhos;
    • Aumentar a frequência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
    • Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
    • Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
    • Evitar contato direto com outras pessoas;
    • Não ficar em ambientes onde há bebês;
    • Não usar lentes de contato durante esse período;
    • Evitar banhos de sol;
    • Evitar luz, pois essa pode fazer com que o olho contaminado venha a doer mais.

Caso contrário, clique em “Quero fazer uma pergunta”, que teremos o imenso prazer em responder e compartilhar aqui com mais pessoas que tenham a mesma dúvida sua.