Cirurgia Vascular

Cirurgia Vascular e Endovascular. Cuidamos da sua saúde vascular de forma integral e individualizada. Realizamos procedimentos em consultório e em ambiente hospitalar.

Dr. Gabriel Ribeiro Perotoni

CRM-SC 23418/RQE 20190/21704

Procedimentos realizados

Microcirurgia de Varizes

Procedimento onde as veias doentes são retiradas através de uma pequena incisão de 1 a 2 milímetros. Pode ser feita sob anestesia local ou bloqueio espinal, de acordo com o caso. Para a remoção, são utilizadas “agulhas de crochê”. O procedimento é seguro, com baixo risco de complicações e com resultados estéticos favoráveis. As incisões não precisam de pontos. Para realizar o procedimento, é feita uma consulta para entender as queixas e demanda do paciente; através do exame físico é identificado o padrão de veias doentes apresentadas e com o auxílio do ecodoppler vascular são obtidos dados que auxiliam na definição do tratamento.

 

Após uma adequada avaliação, o procedimento é agendado e o paciente recebe alta no final do dia, caminhando na grande maioria, já em posse de todas as orientações e cuidados necessários.

 

A reavaliação é feita em 7 dias no consultório.

Cirurgia de Varizes Convencional

Quando além da retirada das varizes doentes é necessário o tratamento da veia safena, existem diferentes opções que contribuem para o sucesso do tratamento. A cirurgia convencional consiste na retirada cirúrgica da veia safena doente através de pequenas incisões (ao nível do joelho ou tornozelo e outra na virilha) com o auxilio de um fleboextrator.

 

Deve ser feita em centro cirúrgico devido a necessidade de anestesia (raquianestesia ou peridural). Apesar de técnicas mais modernas (termoablação a laser ou radiofrequência) existirem, a cirurgia convencional ainda é a primeira escolha em alguns casos. É muito importante conversar com seu cirurgião vascular sobre as opções de tratamento.

Cirurgia a Laser –
Termoablação de Safenas

Em muitos casos, quando a veia safena encontra-se dilatada e com refluxo, é necessária a sua remoção cirúrgica ou o seu tratamento através da termoablação, procedimento minimamente invasivo. O tratamento da termoablação consiste na punção da veia safena doente (já constatado através do ecodoppler pré-operatório) e na passagem de uma fibra (laser ou radiofrequência) no interior da mesma.

 

Todo o procedimento é guiado por ultrassom. Após seu adequado posicionamento, a fibra é conectada a um gerador e ativada, fornecendo energia térmica com o objetivo de causar alterações irreversíveis na veia para promover seu fechamento.

 

O procedimento é seguro e altamente eficaz. Suas principais vantagens consistem em ser menos doloroso e permitir um retorno mais precoce as atividades cotidianas.

Escleroterapia com Espuma

Procedimento que tem como objetivo a injeção de um esclerosante em forma de espuma para o fechamento de veias. A espuma consiste na mistura de ar com um agente esclerosante específico.

 

O procedimento é seguro, realizado em consultório com o auxílio de ultrassom e o paciente sai caminhando ao final. Nem todos os pacientes são candidatos a este tipo de tratamento, pois tem uma grande chance de não apresentar boa resposta.

 

A adequada avaliação com o cirurgião vascular antes do procedimento é que vai definir qual tipo de tratamento é mais adequado.

Escleroterapia (aplicação)

Procedimento que auxilia no tratamento das telangiectasias (pequenos “vasinhos”). É seguro e eficaz. Consiste na injeção de uma substância que irrita a parede dos pequenos vasinhos, causando seu fechamento. É pouco doloroso e pode ser realizado em consultório.

Conteúdos sobre Cirurgia Vascular

Ao navegar neste site, aceita os cookies que utilizamos para melhorar a sua experiência. Mais informações.